No ano passado, a Cyber Monday ultrapassou a famosa Black Friday em vendas online, uma tendência que certamente se repetirá neste peculiar 2020. Os consumidores estão ansiosos por obter novos produtos tecnológicos e começar a deitar as mãos aos seus presentes de Natal. De facto, a maioria dos grandes retalhistas estão a iniciar a sua campanha de Natal nesta data. 

É por isso que decidimos compilar neste post alguns dos aspectos que deverá colocar em prática AGORA, se ainda não o fez, para que o seu comércio electrónico esteja mais do que pronto para este dia.

Se é um dos que está atrasado e não parou para pensar nas necessidades especiais da sua loja online durante o Cyber Monday, não tenha medo, estas dicas também serão úteis para o período de Natal que está mesmo ao virar da esquina. 

1. Seja honesto com os seus descontos ou perderá os seus clientes para sempre

 

Uma das controvérsias que todos os anos gira em torno do Black Friday e do Cyber Monday são os famosos “falsos descontos”. Algumas empresas são acusadas de aumentarem suspeitosamente os seus preços nas semanas anteriores a estas datas e depois aplicarem descontos sobre um preço já sobrevalorizado. O resultado é que o produto é oferecido com um desconto que não é real. Uma estratégia que, embora possa ser tentadora, pode custar-lhe enormes perdas. 

Os consumidores não são idiotas e não podem suportar ser tratados como tal. Se um cliente suspeitar que os seus preços e descontos não são reais, mas que são deturpados, muito provavelmente ficará indignado, sairá da sua loja/site e nunca mais voltará. Não só terá perdido uma venda, como também perdeu um potencial cliente, o que é muito pior. Assim, a primeira regra de todas, se quiser entrar na banda de descontos do Cyber Monday, é ser sempre honesto com os seus descontos. Se não se pode permitir uma rebaixa significativa de preços, é melhor não o fazer.

2. As ofertas de bombasticas são o seu aliado

Outra estratégia que pode funcionar melhor para atrair um grande pico de vendas é a oferta de bombas ou ofertas relâmpago. A ideia é obter um desconto muito, muito bom, um preço de pechincha, como se poderia dizer, e torná-lo disponível até o stock se esgotar ou por um período de tempo muito curto, como por exemplo uma hora. Desta forma, apelará à compra emocional dos utilizadores, muito mais eficaz do que a compra racional. 

Além disso, muitos dos que entram no seu website para comprar esse produto super reduzido encontrarão outras coisas para atrair a sua atenção ao longo do caminho, que também acabarão no seu carrinho de compras. 

Sucesso garantido!

3. Optimize o seu website ao máximo, não há tempo a perder

Ninguém gosta de perder tempo, mas sobretudo os compradores online. Há centenas de websites onde podem fazer a sua compra e milhões de produtos para comparar, por isso a mais pequena dica de que o seu website não está a ir suficientemente bem irá levá-los à concorrência. Optimizar o tempo de carregamento e as imagens das suas páginas pode traduzir-se em muito mais vendas, e não se esqueça de o fazer também para a versão de telemovel!

Se não tiver a certeza de como fazê-lo, não se preocupe, existem muitas ferramentas grátis que o podem ajudar com isto, como a Google Test my Site

É também muito importante que reveja o seu posicionamento SEO e as palavras-chave dos seus produtos. 

4. Fazer uma página landing pode poupar tempo ao cliente.

Se planeia concentrar os seus descontos numa área específica ou pretende aumentar as vendas de alguns produtos em particular, fazer uma página landing onde centraliza toda a informação da campanha pode ser muito vantajoso. Os seus clientes terão a sensação de que estão a poupar tempo, uma vez que num relance e com quase nenhuma navegação conseguirão alcançar as ofertas mais interessantes, enquanto que poderá concentrar-se muito melhor nos produtos para os quais está a direccionar os seus consumidores. 

Fazer uma página de landing é também uma óptima forma de reforçar a sua presença nos motores de busca da Internet e ganhar notoriedade. Também é útil para ter um lugar específico para redireccionar todos os banners e anúncios promocionais que fizer, incluindo os das redes sociais.

5. Envie lembretes de carrinhos abandonados. 

A vida é muito complicada e cheia de acontecimentos inesperados. Há inúmeros eventos que podem acontecer ao seu comprador antes de ele terminar a sua compra, desde um anúncio que chama a sua atenção e deixa a web até ter de correr para o autocarro e esquecer completamente o que ele estava a comprar desde o telemóvel. 

É por isso que o lançamento de lembretes de carrinhos de compras abandonados pode ser uma óptima forma de recuperar compras estagnadas. É importante, no entanto, que meça bem o seu tempo. Um e-mail de aviso que chega demasiado cedo pode fazer com que pareça um chato e, inversamente, um e-mail enviado muito mais tarde pode chegar tarde, quando o comprador já comprou esse produto através de outro canal. Agende os seus lembretes para serem lançados após um período de tempo razoável. 

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