Neste artigo vamos apresentar as melhores estratégias de marketing digital para PMEs, uma ferramenta que utiliza a tecnologia online para criar estratégias de marca totalmente personalizadas e eficazes.

Qual a importância do marketing digital para PMEs?

Hoje vivemos num mundo onde a tecnologia é muito importante e força às empresas a concentrarem-se digitalmente nos seus objectivos. Como resultado, o marketing digital para PMEs tornou-se uma acção empresarial indispensável para todas as pequenas e médias empresas que queiram-se destacar e sobreviver num mercado competitivo. As plataformas de venda online são um ejemplo de como é importante ressaltar para conseguir vender.

Para isso, as PMEs devem criar estratégias digitais que as ajudem a comunicar as suas vantagens competitivas no mercado online através do marketing digital. Actualmente, existem valiosas estratégias de marketing digital para PMEs, que permitem às empresas promover os seus produtos e serviços, optimizar a interacção e criar audiências sem a necessidade de investir fortemente em publicidade.

Como elaborar estratégias de marketing digital?

Há parâmetros e aspectos chave que devem ser levados em consideração para que as estratégias de marketing digital sejam bem sucedidas para as PMEs, entre eles:

1. Criar um website

A primeira coisa a levar em conta é a criação do próprio site. Sem uma presença digital não é necessária uma estratégia de marketing para as PME. Mas, o que levar em conta na criação dele? O primeiro objetivo das empresas ao montarem uma página é que seja um cartão de visitas, onde os clientes terão uma ótima experiência de navegação. 

O site tem que aparecer nos resultados de busca orgânica. O Google, assim como outros motores de buscas, estabelecem critérios para determinar o ranking dos sites em cada pesquisa feita pelos usuários. Para isso, o design do site é extremamente importante tanto quanto a sua funcionalidade.

2. Realizar uma estratégia de SEO

Para que seu site fique bem posicionado na internet, uma das formas é o SEO (Search Engine Optimization), sigla para Optimização para Mecanismos de Busca. É um dos canais mais importantes para atrair tráfego qualificado e no qual é importante investir para obter um bom ranqueamento nas páginas de pesquisa, pois é a principal porta de entrada de clientes. Descubra como realizar uma estratégia SEO para a sua loja online.

O SEO tem como base três pilares: 

  • o conteúdo: análise e utilização de palavras-chave;
  • a tecnologia: a qualidade e velocidade de carregamento, o que influencia na experiência do usuário
  • a relevância: a autoridade do seu site na internet.

3. Defina a sua estratégia para as redes sociais

As redes sociais são os melhores canais de relacionamento que existem com os seus seguidores. Avalie quais são as mídias mais usadas pelos seus clientes, que o resultado, sem dúvida, será positivo.

Optimização de motores de pesquisa pagos (SEM)

Na internet você pode pagar para que seus anúncios sejam exibidos nos sites. As formas mais comuns são através de links patrocinados no Google AdWords, banners em portais de conteúdo e anúncios nas redes sociais, em especial através do Facebook Ads. A mídia paga é uma boa estratégia de marketing digital para PMEs para obter resultados mais rápidos porém, relativamente mais custosos.

Reputação online

reputação online é a reputação de uma marca, empresa, pessoa, serviço ou produto nos motores de pesquisa, nas plataformas digitais, nas redes sociais, etc. Trata-se das opiniões dos clientes publicadas no Google e nas redes sociais em geral. Ter uma boa reputação online é muito importante, porque as opiniões dos clientes influênciam a outros possiveis clientes na hora de escolher uma empresa.

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