Não importa o tamanho da sua marca, o objetivo de qualquer empresa é alcançar a venda do seu produto/serviço. Para isso, há várias estratégias que poderá adotar de modo a conquistar este objetivo e tornar o seu negócio lucrativo. Neste artigo vamos falar sobre estratégias de inbound marketing.
O marketing é uma prática centenária que evolui a cada dia, ao passo em que surgem novas tecnologias que facilitam a venda e a interação entre marca e cliente. Atualmente, o Inbound Marketing é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas que percebem a importância de construir uma presença sólida no mercado, sobretudo através da internet.
Se está a começar o seu negócio recentemente e quer impulsionar a sua visibilidade e as suas vendas, descubra as principais estratégias de inbound marketing para principiantes com a Sendiroo.
O que é o Inbound marketing?
Para descobrir o que é Inbound Marketing, deve saber que esta é uma estratégia cujo objetivo é atrair, converter e fidelizar clientes. Também chamado de “Marketing de Atração”, este conceito afasta-se do que se conhece tradicionalmente por publicidade, uma vez que se baseia na criação e partilha de conteúdos dirigidos a um público específico.
Naturalmente, este público deve estar potencialmente interessado nos seus produtos e/ou serviços, de modo a criar um relacionamento duradouro com a marca.
Os pilares que sustentam o Inbound Marketing são: Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais.
Inbound-Marketing vs. Outbound-Marketing
Há um princípio básico que diferencia o Inbound Marketing do Outbound: o nível de diálogo entre a marca e o público-alvo.
O Inbound Marketing oferece conteúdos que respondem às dúvidas apresentadas pelo público, pelo que dá abertura para um relacionamento mais próximo entre os clientes e a marca.
Já o Outbound Marketing trata-se de uma comunicação unilateral, em que os anúncios aparecem em publicações impressas e digitais, seja em jornais, revistas, blogs, redes sociais, TV, rádio, entre outros meios.
Podemos destacar estas como as principais diferenças entre o Inbound e o Outbound Marketing:
- Comunicação Bilateral X Comunicação Unilateral.
- O seu produto/serviço é divulgado com foco num público específico X O seu produto/serviço é divulgado para um público amplo.
- Maior interação X Menor interação.
- Relacionamento duradouro X Oferta direta do produto.
Como funciona o Inbound marketing [Attract, Engage y Delight]
Para descobrir o que é o Inbound Marketing de sucesso, deve seguir três principais passos:
- Attract: ou atrair. Trata-se da fase de atrair o cliente através de uma estratégia de campanhas segmentadas para o seu público-alvo. Por exemplo, se pretende vender roupas femininas para senhoras na faixa etária dos 50 anos, deverá dirigir os seus esforços para as plataformas às quais elas acedem e evitar, naturalmente, os canais consumidos por raparigas ou rapazes.
- Engage: ou interagir. Estabelecer um diálogo com estas pessoas que integram o seu público-alvo através da entrega de conteúdos de qualidade e que vão ao encontro das suas dores ou necessidades. Por exemplo, criar conteúdos para o blog e para as redes sociais que destaquem a importância do estilo com propósito quando se está na faixa dos 50 anos e ainda é uma profissional ativa no mercado.
- Delight: ou satisfazer. Trata-se de fornecer ajuda e suporte aos clientes mesmo depois de já terem realizado a compra, de modo a garantir que estejam satisfeitos e fidelizados à empresa. Por exemplo, enviar newsletters mensais, fazer pesquisa de satisfação, manter o contacto e a interação através das redes sociais e muito mais.
Estratégias de Inbound Marketing
Existem diferentes estratégias de inbound marketing que podem ser implementadas no seu negócio online. Aqui está um resumo dos três mais importantes:
1. Marketing de conteúdo, marketing de vídeo, podcasts e SEO
Ao descobrir o que é o Inbound Marketing, também descobre que o marketing de conteúdo é essencial no sentido de estabelecer o engagement (interação) com o cliente.
Esta etapa pode ser realizada através de diversos canais: das redes sociais, dos conteúdos de blog, dos textos publicados nos meios externos, dos vídeos institucionais divulgados através dos diversos canais, entre outros.
Destaque para o podcast: um formato cada vez mais explorado por se tratar de um recurso de consumo facilitado (não requer atenção visual, apenas auditiva).
2. Estratégia de marketing por e-mail e ferramentas gratuitas
O email marketing é essencial para manter os clientes atualizados das novidades da marca, divulgar promoções e mantê-los fidelizados.
Através da captação de leads, é possível criar um mailing list com todos os clientes e potenciais clientes que tenham visitado o seu espaço/website.
Há no mercado diversas ferramentas disponíveis para fazer disparos automáticos de newsletters: Mailchimp, E-Goi e muito mais.
3. Webinars, tutoriais, cursos e comunidade apenas para clientes.
Fortalecer o sentido de comunidade entre os clientes é uma forma de gerar conteúdo de qualidade e fidelizá-los à marca.
Sendo assim, os webinars e os tutoriais, por exemplo, servem para os atualizar relativamente às novidades da marca e do mercado, de modo geral.
Dessa forma, eles sentem-se exclusivos e autênticos parceiros da marca.
Agora que já sabe o que é inbound marketing, que tal aplicar algumas destas dicas nas ações de marketing que desenvolve para a sua marca?