Milhões de encomendas foram movimentados por todo o país nas últimas semanas devido às compras de Natal. Uma tendência que, embora comum durante anos, tem sido especialmente intensa em 2020 devido às restrições causadas pela pandemia. E com tanto movimento de encomendas, é de esperar que milhões de devoluções também sejam tratadas nas próximas semanas.
Se já é difícil gerir um grande número de envios de ida, lidar com encomendas devolvidas pode ser uma verdadeira dor de cabeça para as empresas, especialmente as pequenas empresas online. É por isso que lhe damos algumas dicas sobre como evitar que as devoluções de encomendas se transformem em perdas.
Como evitar devoluções online
A principal razão pela qual os utilizadores devolvem um produto é geralmente o facto de este não chegar em condições adequadas. Esta é uma perda dupla para qualquer empresa, uma vez que, para além da própria devolução, é provável que o produto tenha de ser recondicionado para ser vendido novamente ou mesmo que esteja tão deteriorado que não possa ser comercializado novamente.
Para evitar que isto aconteça, é essencial utilizar embalagens apropriadas. Com algo tão básico e simples como a utilização de embalagens seguras, a maioria dos danos que ocorrem durante o transporte pode ser evitada.
Ter um serviço de entrega de qualidade também pode ajudar a reduzir significativamente as devoluções. Nem todas as empresas de logística tratam as embalagens com o mesmo cuidado e esforço, pelo que encontrar a transportadora que melhor corresponda às suas expectativas a um preço acessível é outra excelente forma de evitar devoluções. Os comparadores logísticos são uma excelente ferramenta para conhecer os serviços e ofertas oferecidas pelas diferentes transportadoras.
Devoluções de envios fazem parte da experiência de compra.
Para gerir correctamente as devoluções dos envios, é importante pensar em todos os clientes, mesmo aqueles que decidem devolver a sua encomenda, mesmo que esta tenha chegado em perfeitas condições. Pense, por exemplo, numa empresa que vende sapatos online. A maioria das suas devoluções não será devido a danos pelo caminho, mas porque o tamanho não corresponde ao que o cliente esperava.
Neste caso, o regresso faz parte da experiência de compra. Ao garantir uma devolução rápida e fácil, a loja de calçado pode garantir que o cliente volte a colocar uma encomenda, desta vez solicitando outro tamanho. Por outro lado, um tedioso e complicado processo de devolução irá desmotivar a sua compra.
Ter uma transportadora que oferece a mesma qualidade tanto para a entrega de uma encomenda como para a sua devolução à origem é a melhor forma de garantir um serviço de devolução rápido e eficiente.