Indicadores de confiança: 

A área mais estratégica para qualquer empresa é a logística, por essa razão, o dinamismo de seus processos e a necessidade de alcançar um alto nível de desempenho exigem um monitoramento constante.

Existem vários pontos que devem medir-se para saber se o nível de serviço de entrega de sua empresa está bom ou ruim. É importante fazer essas análises para ter transparência na parceria com seus transportadores e garantir que eles cumpram aquilo que foi combinado. Uma maneira fácil de fazer isso é por meio da automatização de processos através de aplicativos logísticos e sistemas TMS que podem auxiliar na gestão da sua logística como um todo. Assim, se otimiza tempo, se eliminam trabalhos manuais e se consegue melhorar diversos processos nas entregas.

Com a avaliação desses indicadores de entrega é possível manter uma boa performance de entrega. Assim, o seu cliente fica satisfeito e cria confiança de entrega na sua empresa. Um cliente feliz é marketing gratuito para seu negócio, pois, estando ele satisfeito, haverá comentários com outros consumidores potenciais, aumentando a disseminação do nome de seu eCommerce no mercado. Entretanto, a mesma situação pode ser aplicada quando se trata do marketing negativo. Quando ocorrem falhas durante o transporte, como atrasos, extravios e avarias nas entregas, a propaganda negativa se propaga e, com isso, a empresa perde a confiança e seu nome começa aparecer em sites de reclamação. Consequências nada agradáveis para a rentabilidade do negócio. Perde-se não apenas o cliente atingido pelo problema, mas compromete a chance de entrada de outros potenciais.

Os indicadores de entrega, também chamados de Key Performance Indicators (KPI), são métodos utilizados para avaliar e medir o desempenho dos processos mais importantes de sua empresa, identificando os aspectos que precisam ser melhorados.

É importante saber que esses indicadores abrangem áreas como transporte, armazenagem e movimentação de produtos e gestão de estoques. Alguns dos  indicadores mais importantes são: 

  • Percentual de envio de pedidos errados.
  • Lead Time do pedido: Trata-se do tempo decorrido entre a data da realização do pedido e a data efetiva da entrega
  • Índice de atendimento de pedidos.
  • Acuracidade do inventário.
  • Índice de exatidão na emissão de documentos.
  • On Time delivery (OTD): mede o percentual de pedidos entregues dentro prazo estipulado, sem levar em conta se as especificações dos itens estão corretas ou não. Ele serve principalmente para verificar se o tempo acordado de entrega está sendo respeitado. Se o número for abaixo do esperado, tudo indica que a gestão de transporte esteja sendo deficiente, o que pode indicar mau planejamento de rotas ou mesmo ineficiência da transportadora.
  • Índice de avarias e extravios, trocas ou devoluções.
  • Nível medio de estoque: permite acompanhar as quantidades médias disponíveis de cada produto no estoque da empresa, a fim de evitar excessos e faltas dos itens postos à venda.
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