Hoje em dia, em um contexto de economia global de crescente competitividade, é muito importante que as empresas possuam instrumentos de controlo estratégico de desempenho.

A estratégia é o conjunto de ações planejadas com antecedência, cujo objetivo é alinhar os recursos e potencialidades de uma empresa para atingir seus objetivos. O planejamento estratégico é uma ferramenta fundamental para o sucesso de uma empresa e ajuda na projeção de médio e longo prazo com intuito de conquistar os objetivos do negócio.

Ter um bom planejamento é essencial para uma empresa que almeja se manter e crescer em um mercado cada vez mais competitivo. Porém, deve-se controlar e avaliar o planejamento estratégico da organização, já que o sucesso de um plano de gestão vai depender do acompanhamento eficiente de sua execução.

Ter esse controlo é uma garantia de que tudo está sendo efetuado da forma certa, precisamente como foi planejado. O controlo estratégico é um modelo de gestão que permite a avaliação do desempenho organizacional. 

Na orientação estratégica, o desafio é ter o controlo de expedição de mercadorias da empresa. Para isto, é essencial que o setor funcione da melhor forma possível e tenha uma estratégia para conseguir qualidade e celeridade na prestação do serviço. 

Tarefas de controlo estratégico

As tarefas de controlo estratégico são definir o que exatamente a empresa deseja fazer no mercado e gerar as estratégias necessárias para o sucesso do negócio. Controlo estratégico pode ser entendido como um tipo particular de controle organizacional focado no monitoramento e avaliação do desempenho estratégico, para garantir que a estratégia gere os resultados esperados.

Assim, o propósito da realização do controlo estratégico é desenvolver as condições necessárias para que a empresa alcance as metas organizacionais estipuladas. As tarefas são avaliar a estratégia; estudar se ela é consistência; garantir que o principal gestor conheça exatamente as atividades desenvolvidas no negócio; avaliar as mudanças feitas pelos gestores; monitorar e acompanhar os resultados e integrar os assuntos estratégicos entre as áreas.

« Back to Glossary Index

Sendiroo Blog