Lei de entrega de mercadorias

O transporte de mercadorias é um setor amplamente legislado e fiscalizado por diferentes entidades a nível nacional e a nível internacional. Em envios internacionais, é preciso conhecer não só as leis em Portugal, mas também as leis no país de destino, relativamente a licenças e taxas aduaneiras, entre outros.

Na essência, a Lei da Entrega garante ao consumidor o direito ao agendamento de entrega de bens e serviços. Ela prevê que o fornecedor programe data e turno para essa ação, sob pena de aplicação de multas

Para saber mais: 

https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/56362576/202105311440/73251475/diploma/indice

https://dre.pt/pesquisa/-/search/282135/details/maximized?sort=whenSearchable&q=Constitui%C3%A7%C3%A3o+da+Rep%C3%BAblica+Portuguesa&sortOrder=ASC

Serviço de coleta e entrega de mercadorias 

Dentro da área logística, o serviço de entrega e coleta de mercadorias pode parecer algo simples e, por esa razão,muitas empresas não prestam a devida atenção a esse tema. O serviço de coleta e entrega se torna essencial, pois podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. A falha no serviço de coleta e entrega de mercadorias gera prejuízos de perda de lucro e eficácia para o cliente. 

Neste sentido, o principal diferencial passa a ser a rapidez na entrega e a segurança no transporte. Existem modalidades na forma de entrega de cargas, como: carga fechada, que consiste na entrega exclusiva de mercadoria a um só destinatário e a fracionada, está última, é utilizada para diversos tipos de mercadorias, sejam elas perecíveis ou de grande valor agregado a diferentes endereços.

Mas, não podemos esquecer que antes de qualquer mercadoria enfrentar as modalidades de entrega, existem 3 etapas bem definidas, que são: pedido, coleta e translado.

Alguns pontos sobre coleta e entrega de mercadorias a levar em conta são: 

  • Fazer das parcerias com as transportadoras a maior força de sua empresa.
  • Realizar um bom trabalho de zoneamento para melhorar sua eficiência.
  • Determinar a melhor rota para fazer coletas ou entregas de mercadorias.
  • Fazer um controle de horários e agendamento para organizar todos os passos necessários na coleta e entrega de mercadorias.
  • Utilizar mecanismos de controle de coleta e entrega de mercadorias.
  • Saber os custos atrelados à atividade de coleta e entrega de mercadorias.
  • Reunir todas as informações precisas sobre o status das coletas e entregas para dar previsões confiáveis aos clientes.
  • On time: A gestão em tempo real torna mais ágeis não só as coletas de mercadoria, mas também as entregas.
  • Fazer controle da jornada de trabalho: Uma boa gestão de entrega leva em conta o controle de jornada dos colaboradores.
  • Analisar a produtividade.
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