A eficiência é definida como a relação entre os recursos utilizados em um projeto e as realizações alcançadas. Uma gestão eficiente ocorre quando são utilizados menos recursos para alcançar o mesmo objetivo. Por meio de uma postura de contínua aprendizagem, as perspectivas de sucesso de uma empresa aumentam quando ela dispõe de uma gestão eficiente.

A gestão eficiente é aquela que faz uma empresa crescer com sustentabilidade, respeitando seus colaboradores e clientes, portanto, consegue atingir níveis elevados de satisfação entre eles. Isto vai muito além da realização de objetivos em curto prazo. 

O que é gestão eficaz

Eficácia é o nível de realização de metas e objetivos. A eficácia refere-se à capacidade de alcançar o que nos propusemos alcançar. A gestão eficaz, portanto, visa implementar um modelo que atinja o objetivo de satisfazer a necessidade de gerir as prioridades da empresa de forma sistemática e eficaz.

Uma gestão eficaz consiste na gestão da coerência e mobilização do pessoal de uma empresa com foco nos objetivos, para alcançar vantagens competitivas. A gestão eficaz precisa estar apoiada nos seguintes cinco pilares básicos: a motivação, os processos de comunicação, o trabalho em equipe, o conhecimento e a competência, e o treinamento e o desenvolvimento.

Diferença entre gestão eficaz e gestão eficiente

Os conceitos “gestão eficaz” e “gestão eficiente” são frequentemente utilizados para significar a mesma coisa quando, na verdade, são conceitos diferentes. 

A diferença entre a gestão eficaz e a gestão eficiente é que a eficácia tem a ver com completar atividades, fazer a tarefa certa e alcançar metas. É a gestão adequada para atingir um propósito e alcançar o resultado pretendido. 

Já a eficiência refere-se a fazer as coisas de forma otimizada, mais rápida ou com menos gastos. Quando a tarefa é realizada da melhor forma possível, com o menor desperdício de esforço, recursos e tempo. Isto tem a ver com a gestão enxuta, que evita qualquer tipo de desperdício de tempo, de criatividade, de processos. Elimina tudo aquilo que não acrescenta alguma coisa tanto para a empresa quanto para o cliente.

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