« Back to Glossary Index

O que é logística?

Manter-se competitivo num mercado cada vez mais exigente, requer um planejamento específico na área e, além disso, muito esforço. Referimo-nos à gestão de recursos materiais, financeiros, de informações e pessoas. A logística é um conjunto de métodos e meios destinados a fazer o necessário para entregar os produtos certos, no local adequado, no tempo combinado. 

São todas as operações realizadas para possibilitar que um produto chegue ao consumidor desde o local onde a matéria prima é obtida, passando pelo local de sua produção.No que se refere à gestão empresarial, a logística é um setor muito importante dentro das companhias, principalmente nos setores de distribuição e marketing. Geralmente, o departamento de lógistica é um dos mais terceirizados ou subcontratados nas empresas. 

A logística direciona os materiais e produtos desde a aquisição de matérias-primas até o consumo pelo usuário final. O objetivo da logística é disponibilizar ao consumidor o produto desejado, na quantidade e no momento certo, e realizá-lo com o menor custo possível.

Distribução e logística

Distribuição é um termo utilizado na produção e no comércio para descrever o momento da cadeia de abastecimento, responsável pelas atividades relacionadas com a movimentação de produtos acabados desde o final da fabricação até o consumidor.

A logística de distribuição é o conjunto de atividades que envolvem o planejamento e controle, quer dizer, a gestão das mercadorias e produtos acabados dos locais de fabricação, direto da linha de montagem, até a entrega ao cliente ou locais de consumo. 

A logística de distribuição permite manter o controle da trajetória da mercadoria nesse processo para não desperdiçar tempo, dinheiro e recursos em geral, como caminhões, insumos e mão de obra. 

As principais etapas logísticas de distribuição são a gestão de transporte, checagem e expedição de mercadorias, controle de frete, análise de indicadores de desempenho e roteirização. Tudo isso torna o fluxo da mercadoria mais dinâmico, evita o atrasos nas entregas e ajuda a economizar custos em geral.

« Back to Glossary Index

Sendiroo Blog