O controlo logístico trata-se do planeamento e execução das soluções de logística dentro de uma empresa, de modo a compreender melhor o funcionamento deste setor e otimizá-lo.

É preciso implementar um sistema de controlo logístico que esteja em linha com o market share e os objetivos da empresa.

Nesse sentido, há diversos softwares de controlo logístico utilizados pelas empresas atualmente, que vão ao encontro das suas propostas orçamentárias e das suas necessidades de trabalho.

Sistema de Controlo logístico

Para que o planemaento e o controlo logístico sejam executados da melhor maneira, é preciso implementar um sistema que engloba todas as etapas da logística da empresa.

Para que o sistema de controlo logístico esteja em linha com os objetivos da empresa, há alguns fatores que precisam de ser otimizados constantemente.

Listamos abaixo as três chaves para otimizar este sistema de uma empresa:

  • Compreender e conectar os setores da empresa: é preciso que as equipas estejam integradas e conheçam o seu papel para a conclusão dos serviços de logística da empresa. Uma vez alinhadas as equipas, torna-se mais fácil atribuir funções e estabelecer metas para o crescimento da empresa.
  • Levantar os insumos e recursos necessários: é preciso ter total controlo sobre as compras de insumos e os recursos utilizados para a elaboração dos produtos pela empresa. Dessa forma, pode-se perceber a capacidade de produção e entrega da empresa. Afinal, reunir o máximo de informações necessárias facilita a otimização dos trabalhos. 
  • Registo e distribuição dos produtos: o serviço de logística vai muito além da recolha de insumos e entrega de produtos. É preciso contar com planilhas e softwares de controlo logístico que registem todo o movimento do produto dentro da empresa.

Como vimos, para que seja estabelecido um sistema de controlo logístico eficaz para uma empresa, é preciso a integração entre as equipas envolvidas nesse setor e o estabelecimento de métodos de trabalho.

Dessa forma, garante-se uma distribuição mais eficiente e sustentável, que poderá permitir à empresa expandir o seu market share. 

« Back to Glossary Index

Sendiroo Blog