« Back to Glossary Index

Um provedor de serviços de logística consiste numa empresa terceirizada que se encarrega de cuidar da entrega dos produtos e/ou serviços de uma outra companhia.  

Ou seja, este provedor realizará as principais funções do serviço logístico da companhia ou da pessoa que o contratou. 

Quem realiza a contratação pode se beneficiar com a redução dos custos e com a segurança e qualidade na entrega de seus produtos. 

Além disso, é também possível simplificar os processos da empresa e direcionar os seus esforços para áreas e atividades que realmente importam, enquanto toda a parte operacional é realizada por uma empresa especializada e terceirizada.

Os serviços de logística, quando entregues a um provedor especialista, podem garantir resultados satisfatórios para as empresas.

Provedor de Serviços de Logística: o que faz

Como mencionado, o provedor de serviços de logística é uma empresa contratada para suprir algumas necessidades da companhia contratante.

Este agente pode, entre outras funções:

  • Realizar a integração de operações;
  • Cuidar do armazenamento;
  • Realizar os serviços de transporte;
  • Fazer a gestão de inventários;
  • Coletar;
  • Embalar;
  • Distribuir;
  • Oferecer embalagem específica;
  • Permitir o rastreamento;
  • Acionar o cross-docking, entre outros.

Embora sejam várias as funções, isso não significa que o provedor de serviços logísticos desempenhará todas essas em uma única empresa.

Tudo dependerá das atribuições que o contrato contemplar. Isso quer dizer que, para algumas companhias, o provedor prestará apenas os serviços de coleta e distribuição, enquanto para outras poderá se encarregar de toda a operação logísitca. 

Serviços de Logística Internacional

Com a expansão dos e-commerces e marketplaces de alcance mundial, os serviços de logística internacional tornaram-se cada vez mais essenciais para atender a esta alta demanda.

Nesse sentido, os serviços de armazenagem e logística, por exemplo, podem ser entregues sob a responsabilidade de companhias internacionais quando assim for necessário.

Isso é uma ótima oportunidade para que os pequenos e médios empresários possam vender os seus produtos para outros países. 

Ou seja, eles conseguem aumentar as suas vendas e o seu lucro, além de ganharem reconhecimento de marca em várias nações. 

« Back to Glossary Index

Sendiroo Blog