Pode estar a perguntar-se o que é SEO e o que é SEO para lojas online, por isso está no sítio certo. Neste artigo queremos apresentar-lhe o mundo de SEO e especificamente SEO para o comércio electrónico. 

Embora não seja surpreendente que muitas empresas não invistam muito orçamento para realizar acções de SEO, uma vez que os seus resultados são a médio e longo prazo e dependendo do sector ou dos resultados do website variam, não se pode ignorar que a pesquisa orgânica do Google e outros motores de pesquisa, é um importante canal de tráfego nos websites e especialmente para o e-commerce. 

Portanto, gerir um website e não trabalhar com SEO, é hoje uma forma de dizer que não se quer ter um website grande e com sucesso.

O que é SEO e porque é que é tão importante para o comércio electrónico?

SEO significa “Search Engine Optimization” (optimização para motores de busca). SEO trata portanto da questão de como um website pode ser optimizado para que possa ser encontrado nos motores de busca (Google, Yahoo, Bing…) e receber os visitantes correspondentes. A optimização de motores de busca inclui numerosas funções para conseguir conversões e aumentar as vendas da empresa. SEO inclui todas as estratégias e tácticas a serem representadas para termos ou tópicos de pesquisa relevantes com páginas relevantes em posições óptimas nos motores de pesquisa relevantes. 

O comércio electrónico, ou lojas online, utilizam estratégias SEO para promover o seu website nos resultados de pesquisa, obter mais tráfego e converter os visitantes do website em compradores. A última chama-se conversão e pode ser medida com Google Analytics ou software de gestão interna. Além disso, existem outros KPIs ou métricas que ajudam a tornar o comércio electrónico mais visível e atractivo, o que ao mesmo tempo aumenta as vendas.

Portanto, SEO para lojas online centra-se na condução de tráfego orgânico para o nosso website, ou seja, atraindo utilizadores que pesquisam através de motores de busca como o Google. Mas como o fazemos? A primeira coisa a fazer é colocar-se no lugar do utilizador. Todos nós já fizemos uma pesquisa no Google em algum momento e se reparou que os resultados variam dependendo do que digita. Em que sítio web é que os utilizadores clicam? Nas que estão nas primeiras posições e para que a sua loja online esteja nas primeiras posições, tem de realizar uma série de acções de SEO.

CMS amigo do SEO

Outros elementos para aumentar as vendas comerciais são a utilização de um sistema de gestão de conteúdos (CMS) que é amigável com o de SEO. Um CMS é um software para a criação, edição, organização e exibição colaboradora de conteúdos digitais para utilização em websites (entre outras coisas). Um CMS que é amigo de SEO impede que o conteúdo seja encontrado na web e não se classifica no topo dos resultados dos motores de busca. 

O CMS deve ter a flexibilidade de ser personalizado ou mesmo alargado em conformidade. Mas, para criar um SEO realmente bom, são necessárias pessoas. Normalmente, a maioria dos sistemas de gestão de conteúdos estão relativamente mal equipados para uma fundação SEO adequada. Para isso, vários plug-ins podem ser usados para melhorar a SEO, mas a melhor solução é sempre entrar e editar a SEO manualmente.

Investigar a concorrência

Cada vez mais comerciantes operam online, e diferenciar-se dos peritos em comércio electrónico não é fácil, por isso é importante conhecê-los. Os instrumentos de monitorização dos meios de comunicação social podem ser utilizados para recolher muita informação sobre a concorrência. Com base nos produtos anunciados e nos top sellers em que a concorrência se centra, pode ser realizada uma análise do volume de pesquisa. Uma ferramenta adequada para isto é a ferramenta de palavras-chave AdWords. O Google Trends é também uma boa opção para analisar as tendências do mercado. Outra possibilidade é examinar os balanços ou comunicados de imprensa dos seus concorrentes.

Pré-seleção de palavras chave

No início do projecto, é necessário fazer uma pesquisa por palavras-chave para ter uma optimização bem sucedida dos motores de busca para a sua loja online. As boas palavras-chave de comércio electrónico têm um volume de pesquisa médio a elevado, uma elevada probabilidade de conversão, baixa concorrência e fácil classificação. É necessário encontrar um equilíbrio entre volume de pesquisa, competição e capacidade de classificação, porque quanto mais específicas são as palavras-chave, mais fácil é a classificação para elas, mas o volume de pesquisa é geralmente mais baixo também neste caso.

Pode desenvolver uma vasta gama de palavras-chave e integrá-las no seu conteúdo, mas ao fazê-lo, há a possibilidade de obter muitas palavras-chave que dificilmente são procuradas na prática e não abrangem todas as palavras-chave possíveis. 

As abordagens a palavras-chave úteis são um nicho, produtos ou categorias de loja, produtos específicos ou mais vendidos na loja, declarações de problema/solução ou perguntas (Quanto custa…?). É útil criar várias categorias de palavras-chave.

As palavras-chave de conveniência são consultas de pesquisa para as quais já aparece nos resultados de pesquisa do Google, mas não em posições altamente visíveis. São palavras-chave com uma classificação média entre a posição 11 e 20 que só aparecem na segunda página de resultados de pesquisa. São geralmente ignoradas, mas alguns utilizadores desesperados clicam nelas. Isto sugere que os resultados na página 1 não são de qualidade particularmente elevada.

A escolha de palavras-chave é a base para um bom SEO, graças a isto pode descobrir novas categorias a criar, como os utilizadores chamam realmente os seus produtos… Resumindo, sem ter uma boa pesquisa de palavras-chave, não será capaz de criar uma estratégia SEO adequada para lojas online.

SEO OnPage para as lojas online

A optimização orgânica para motores de pesquisa fornece mais tráfego à sua loja online do que SEM (optimização paga para motores de pesquisa) a longo prazo. Porque é que SEO (e também SEM) é importante para o seu comércio electrónico? Os motores de busca fornecem uma grande parte de todo o tráfego de comércio electrónico, o que significa que se quiser construir uma loja Web realmente grande e bem sucedida, deve prestar muita atenção à capacidade de descoberta dos motores de busca.

Com medidas de melhoria técnica e de qualidade, a visibilidade das próprias páginas da loja pode ser aumentada consideravelmente no decurso de uma optimização OnPage. Os seguintes elementos são adicionados à optimização OnPage: O título do documento, meta descrição, palavras-chave nas descrições de produtos e texto, a velocidade da página da loja (velocidade da página) e a ausência de erros HTML.

Isto também inclui: optimizar o conteúdo, copytext, conectar bem, definir correctamente os metadados, manter as imagens correctamente, prestar atenção à estrutura H, bem como ao conteúdo correcto e não duplicado e, acima de tudo, preparar tecnicamente a loja para a optimização dos motores de busca.

SEO offpage para as lojas online

Existem muitas outras formas de melhorar a relevância do motor de busca da sua loja online. SEO Offpage refere-se a todas as actividades que melhoram a classificação dos motores de busca das lojas online sem terem lugar no próprio domínio. Na maioria dos casos, isto é entendido como construção de ligações (construção de ligações em atraso relevantes para as páginas da loja). Para os motores de busca, uma ligação é um sinal de confiança, porque ninguém presta atenção a um mau conteúdo. 

OffPage SEO deve ser uma estratégia natural, ou seja, se o seu conteúdo e website for bom e valioso, outros websites concorrentes estabelecerão um link para si. Para esta acção é essencial ter um blog com conteúdo de qualidade e conhecer as principais métricas offpage que lhe permitirão saber se os websites que lhe ligam são de qualidade ou não.

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