Uma das áreas decisivas para o sucesso dos negócios é o serviço de atendimento ao cliente, canal que conecta sua empresa aos consumidores e define se essa relação será duradoura. O atendimento ao cliente é a base de sustentação de qualquer negócio e uma das áreas que merece maior atenção do empreendedor, porque é por meio dela que você conquistará grandes resultados e satisfação dos seus clientes.

Um bom atendimento ao cliente não significa apenas responder às mensagens rapidamente, atender telefonemas ou interagir pelas redes sociais. É preciso, também, preservar o relacionamento com o cliente, fazer com que ele se sinta valorizado, entre outros elementos importantes. Saiba como criar e colocar em prática estratégias de excelência no serviço de atendimento ao cliente no blog da Sendiroo.  Estas estratégias de serviço de atendimento ao cliente funcionam para todas as lojas online, independentemente da plataforma de vendas online que utilizam (WooCommerce, Prestashop, Magento, Shopify, etc.).

O que é estratégia de atendimento ao cliente ou SAC?

O SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), é um conceito que vai muito além do simples atendimento de solicitações, dúvidas e reclamações dos consumidores. É importante entender que todo ponto de contato com o cliente é um tipo de atendimento, seja realizado por um atendente, analista de SAC, vendedor, Sales Development Representative (SDR), gerente, ou qualquer outro colaborador.

Com certeza, já ouviu ou utilizou a expressão “a primeira impressão é a que fica”, não é?, por essa razão, uma boa estratégia de atendimento ao cliente ajuda a encontrar um meio para melhorar os resultados da sua empresa ao algum departamento dela, fato de muita importancia para gerar uma imagem positiva de seu eCommerce perante o mercado.

Melhores estratégias de serviço de atendimento ao cliente para as empresas

Seja com venda física ou venda online, o atendimento ao cliente deve atender às necessidades e desejos de qualquer cliente. Algumas características do bom atendimento ao cliente incluem: compromisso com prazos e demandas, compartilhamento de informação útil e personalização.

Para garantir a satisfação do cliente e oferecer um atendimento diferenciado de verdade é importante:

  •   Conhecer de verdade quem são os seus clientes e o que eles esperam de seu eCommerce: a melhor maneira de fazer isso é realizar entrevistas via internet ou coletar dados de redes sociais e outros canais digitais. São nesses locais que os usuários expõem seus padrões de comportamento e suas necessidades.
  •   Treinar bem a equipe de atendimento, já que serão eles os responsáveis por impulsionar a força do produto ou serviço e auxiliar o consumidor na hora da compra.
  •   Dar ferramentas para seu time potencializar o atendimento: tanto os vendedores quanto os atendentes do SAC precisam ter ferramentas tecnológicas para guardar históricos, ter acesso rápido às informações, registrar ocorrências etc.
  •   Criar novos canais de comunicação: Os tradicionais canais de telefone e e-mail já não são tão utilizados como antes. As redes sociais estão criando novos pontos de atendimento e devem ser utilizadas como forma de fidelização ao cliente, seja através de páginas nas redes sociais, chats online, asistentes virtuais,tutoriais, respostas em avaliações em sites de pesquisa como o Google ou em sites específicos de atendimento.
  •   Integrar os canais de comunicação oferecidos aos seus clientes:  de maneira que, independente do canal pelo qual um cliente chegue, ele terá a mesma experiência de atendimento
  •   Reduzir o tempo de espera para solução de demandas: ninguém gosta de esperar para resolver um problema, por isso, tenha como meta reduzir o tempo de espera de atendimento e  verá como os clientes respondem bem a isso e vão identificar a diferença da experiência vivida com a sua empresa e com outras.
  •   Anticipar e resolver problemas.
  •   Tenha um serviço de pós venda: investir em uma boa estratégia de pós-venda vai contribuir para a fidelização do cliente e outros bons resultados na área.

Personalização do serviço de atendimento ao cliente

serviço de atendimento ao cliente personalizado consiste na personalização da comunicação com os clientes. Por meio dessa personalização, é possível que o cliente identifique-se com mais facilidade à marca. É importante destacar que o atendimento personalizado não precisa ser algo complexo. Às vezes, apenas o envio de mensagens automatizadas com o nome do cliente escrito é suficiente e faz a diferença.

Lembre que os pequenos detalhes combinados que fazem grande diferença no sucesso de um atendimento!

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